Nos dias 05 e 06 de novembro, a Dancor Seguros participou de seu primeiro Fórum de Transporte Aéreo Brasileiro junto a diversas outras empresas do mercado aeronáutico. Cada sala abordou temas importantes para os seus nichos do mercado.Na sala em que a equipe da Dancor Seguros esteve inserida, o tema era sobre seguros, onde foram abordados 7 tópicos que separamos para você ficar por dentro do que rolou nesses dois dias de evento.

1. Isenção de IOF (7,38%) no seguro para aeronaves agrícolas:
Atualmente na contratação do seguro rural e seus equipamentos, o recolhimento da alíquota de IOF sobre o prêmio do seguro é zero. Fazendo analogia ao uso da aeronave agrícola como fator de apoio nas atividades rurais, é essencial considerar a respectiva isenção de IOF nos seguros para aeronaves agríco
las.

2. Risco aviário e demais animais em zona aeroportuária:
Foi observado que é muito preocupante o aumento da sinistralidade decorrente de colisão com animais nas operações de pouso e decolagens (pássaros e animais na pista).

3. Movimentação de carga nos terminais aeroportuários:
O aumento expressivo de sinistralidade (roubo e avarias) no armazenamento e movimentações de carga nos terminais aeroportuários. Então, foi discutido um melhor gerenciamento de risco por parte das empresas responsáveis pelo armazenamento das cargas na área aeroportuária como forma de solucionar/amenizar esse problema.

4. Aeronaves sendo utilizadas em desacordo com sua homologação junto as autoridades:
Abordamos o fator de exclusão de cobertura de seguro para aeronaves que são utilizadas como taxi aéreo sem que possuam autorização governamental para o voo.

5. Manutenção e modernização das instalações aeronáuticas:
Decorrente dos recentes fenômenos extremos da natureza, necessidade da manutenção preventiva de hangares e demais instalações aeronáuticas. (Riscos quanto a sistemas de proteção contra incêndios, manutenção predial, segurança, balizamento, entre outros)

6. Pistas habituais não registradas e/ou homologadas:
Registrar (pelo menos) as pistas habitualmente operadas. Este fato gera risco muito grande tanto para o consumidor final, quanto para o mercado segurador, tendo em vista que essas pistas não possuem cobertura em algum eventual sinistro.

7. Incrementar/Incentivar empresas relacionadas à treinamentos de pilotos:
Não estamos falando de instrução básica e sim, sobre empresas direcionadas ao treinamento e atualização dos pilotos formados. Redução no custo deslocamento da tripulação ao exterior e acessibilidade dos pilotos locais nos diversos segmentos da aviação.

Esses foram os tópicos abordados no evento. Espero que tenham gostado. É uma forma de passar informações do que aconteceu e manter vocês sempre atualizados.

Deixamos para vocês o vídeo da nossa presença nos eventos no link abaixo:

Continue acessando o nosso blog e fique por dentro de todos os conteúdos do mercado aeronáutico.

2020-03-09T11:34:44+00:00

Deixe um comentário

Solicite agora um orçamento


×