Muitos amigos pilotos nos contam que de vez em quando escutam nos bate-papos de hangar, outros pilotos temerosos sobre algum tipo de ameaça  aos seus empregos, caso o proprietário contrate um seguro aeronáutico. Eles temem que uma apólice de seguros exija condições, habilidades e certificações que o piloto não tenha ameaçando assim seu emprego.

Mas antes de qualquer coisa, é importante entender que na realidade se o proprietário não fizer o seguro aeronáutico de sua aeronave, contratando a cobertura de Responsabilidade Civil, a indenização não será paga aos familiares do piloto em caso de acidentes.

Seguro Aeronáutico é aliado do Piloto

As exigências em uma apólice de seguro aeronáutico, são feitas para tornar a operação mais segura, minimizando o risco através das informações contidas no questionário e isso só trará benefícios para todos. É importante estar consciente disso, o piloto deve sempre estar atualizado com as certificações e horas de voo exigidas pela seguradora na aeronave que irá operar, estando com a sua CIV digital em dia.

Para proprietário e piloto, qualquer atitude que garanta segurança nas operações aéreas e segurança da aeronave é uma opção racional e coerente. No caso específico do seguro aeronáutico a perda permanente de capital pode ocorrer com a perda patrimonial da aeronave, independente de qual seja o motivo, o acidente sempre será periciado para que a seguradora possa atestar as informações incluídas no questionário.

Ter seguro não vai ameaçar o emprego do piloto!  Muito pelo contrário, o seguro aeronáutico vai garantir o emprego dele e irá garantir que o patrão não tenha que se preocupar caso imprevistos aconteçam. Além disso, estar em conformidade com as exigências da apólice, mantém o piloto atualizado do que é preciso para voar seguro. Afinal o Seguro Aeronáutico é aliado do Piloto.

Caso você ainda não saiba o que é e como funciona o Seguro Casco, leia nosso artigo que fala mais sobre este assunto. Confira em nossa página na sessão seguros aeronáuticos ou clique aqui para ir direto ao artigo.

Você pode consultar também a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados, do Governo Federal, sobre o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo (RETA). Clique aqui para ver a resolução.

Continue conosco e veja nossos outros artigos.

Abraço e bons voos!