Os anos de 1946 e 1947, foram marcados por um dos maiores ataques da praga de gafanhotos já ocorridos no Brasil, no município de Pelotas. Após inúmeras tentativas de erradicação da praga, o piloto Clóvis Gularte Candiota e o agrônomo Antonio Leoncio de Andrade Fontelles, alçaram voo no dia 19 de agosto de 1947, a bordo de um biplano Muniz M-9 para o que ficou conhecido como o primeiro vôo agrícola do Brasil.

Sem saber, após o feito naquela altura, conquistara o título de patrono da aviação agrícola Brasileira! Candiota e Antonio fundaram então a primeira empresa de aviação agrícola do Brasil, batizada como Sanda – Serviço Aéreo Nacional de Defesa Agrícola.

Candiota foi escolhido pelo chefe de Defesa Agrícola Local da região por ser o piloto mais credenciado na época para o feito! Formado pela iniciativa ASAS PARA O BRASIL idealizada por Assis Chateaubriand, Candiota participou ativamente do monitoramento aéreo da costa marítima brasileira, contra a possível presença de submarinos alemães no período da segunda guerra, que lhe conferiu uma larga experiência de voo.

Em meados dos anos 1970, uma publicação do jornal CORREIO DO POVO, atribuiu o primeiro voo agrícola do Brasil à Ada Rogato, em sua atuação no combate à Broca-do-Café, em São Paulo. Candiota, ainda que contra à sua vontade própria, veio a público clamar o título de pioneirismo mediante a comprovação de documentos históricos do feito, pois apesar de não reivindicar o título por orgulho próprio, sentia que não poderia privar o povo da região de pelotas, a iniciativa histórica no combate às pragas!

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Abraço e boons voos!